Cinco alimentos aliados para a queima de “gordura”

6 de janeiro de 2015 | Dicas

Após tantas festas e comilanças no final de ano e férias quem nunca ficou com peso na consciência, hein? Então eu venho te ajudar com algumas dicas para perder gordura.

Por isso, inaugurando a sessão Nutrição aqui no Blog, minha amiga nutricionista e expert Mariana Correa, traz dicas valiosas para mulherada que quer queimar toda essa gordurinha adquirida nesses últimos dias. Em breve teremos mais dicas valiosas. Aguardem!

Quem não quer ficar livre daquelas “gordurinhas” indesejadas? Sabia que existem alimentos considerados aliados na oxidação, ou seja, “queima” de gordura corporal?

São os chamados alimentos termogênicos, capazes de potencializar vias metabólicas onde se usam os lipídeos, muitas vezes localizados em forma de gordura corporal, para seu uso como combustível na atividade física. Vamos conhecer alguns destes super alimentos?

GENGIBRE

Gordura

Gengibre

O gengibre é uma raiz tuberosa, que possui diversos benefícios ao organismo humano. Primeiramente, ele possui um efeito anti-inflamatório, o que auxilia no tratamento de gorduras localizadas e até mesmo da celulite, já que as mesmas são resultados de uma resposta inflamatória do organismo. O composto responsável pelos efeitos deste alimento é o gingerol. Quando consumido regularmente, o gengibre é capaz de acelera o metabolismo, ou seja, queimam-se mais calorias!

CANELA

receita-básica-com-canelaOutro alimento considerado uma especiaria e que é um poderoso termogênico! A canela auxilia no processo de perda de gordura corporal, visto que aumenta a sensibilidade do corpo aos carboidratos, ou seja, há maior passagem de glicose para dentro da célula, o que é benéfico já que haverá menos glicose disponível para o acumulo de gorduras. Suas propriedades anti-inflamatórias também são altas. Portanto, sempre que possível adicione canela em preparações como frutas, chás dentre outros.

CHÁ VERDE

Cha-Verde-650-e1402246315552

Obtido através da infusão de folhas de Camellia sinensis, o cháverde possui ação termogênica comprovada por diversos estudos, isto devido a duas principais substâncias: a cafeína e as epigalctocatequinas, as quais ativam vias diferentes de oxidação de lipídeos, ou seja, o efeito termogênicos ocorre em duas frentes diferentes! Mas atenção, indivíduos que possuem distúrbios relacionados à tireóide não devem utilizar este chá!

HIBISCUS

hibiscusNovo queridinho das dietas detox, o hibiscus é uma planta com propriedades e termogênicas e diuréticas. Ou seja, além de auxiliar na queima de gorduras indesejadas ainda é um ótimo aliado para mandar embora a retenção de líquidos. Aposte no hibiscus em forma de chás, ou sucos preparados em uma base de chás gelados, os famosos “suchás”.

CAFÉ

cafe_2

Com suas propriedades estimulantes conhecidas desde a antiguidade, o café, uma das bebidas mais consumidas no Brasil, possui potente atividade na queima de gordura corporal, principalmente por seu teor de cafeína. Para que o efeito do café seja suficiente, é recomendada que a ingestão diária diminua, ou cesse completamente, ara que no momento de sua utilização o corpo esteja mais sensível à cafeína.

Lembre-se sempre que estes alimentos são um auxílio! A verdade lipólise (quebra da gordura), só ocorrerá com alimentação equilibrada e a prática freqüente de exercícios físicos. Procure sempre um profissional capacitado para te orientar!

 

Mariana Rodrigues Corrêa, é nutricionista. Graduada pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela VP/ UNICSUL. Atua nas áreas de Nutrição Esportiva, Clínica e Funcional.

Obrigada Mari ♥. Você arrasa nas dicas!

Bjos e até a próxima!

Postagens Relacionadas

@blogkarinaxavier no Instagram