Abdominais: Benefícios, quando e como fazê-los?

3 de Março de 2015 | Dicas

Olá galera, vamos falar sobre nosso queridinho ABS? Ops!! não é freios ABS viu gente….. kkkkkkk…. Brincadeirinha neh amiga Karina Xavier, vamos falar de abdominais!!

Então vamos lá.. este queridinho e tão sonhado abdômen chapado, sarado e o famoso trincado, conseguimos com uma reeducação alimentar e alguns exercícios físicos. A cada treino fortalecemos este músculo chamado Abdômen.     Devemos prestar atenção se estamos fazendo os exercícios corretos e principalmente se o nosso ABS está contraído. Existem diversos tipos de abdominais e todos devem ser orientados por um profissional.

O abdômen deve ser trabalhado todos os dias ou deve ter descanso?

Pergunta que geralmente escutamos de alguns alunos(as). Á quem diga que sim, que deve ter o descanso assim como quadríceps, posteriores e MS (membros superiores), intercalando os treinos entre esses grupamentos musculares, e à quem diga que não, que pode ser trabalhado todos os dias. Eu particularmente gosto de trabalhar todos os dias, porém, tiro um dia, geralmente quando se treina membros superiores, assim consigo treinar com mais ênfase o abdômen. Lembrando que, este tipo de treino dividindo os grupamentos por dia, Ex: Quadríceps, Posteriores e Membros Superiores, é pra uma pessoa que já treina a algum tempo. Para iniciantes geralmente montamos o treino em conjunto, EX:1º dia: quadríceps+costas e tríceps, 2º dia: posteriores+peitoral e bíceps + os abdominais e assim  por diante!

               FotorCreated.jpg po     FotorCreated Abdominais

Quando realiza los: Sempre. Se realizado da forma correta, ele traz diversos beneficios.

Benefícios dos abdominais: 

  • Equilíbrio Postural: princialmente na região lombar
  • Sustentação visceral
  • Eficiência respiratória
  • Eficiência no processo digestivo
  • Diastase Abdominal: “froxidão” da musculatura nas gestantes
  • Proteção contra traumatismos: O abdômen forte funciona como uma cinta protetora
  • Proteção às áreas abdominais sujeitas a herniações
  • Melhora estética

 Fonte: Novaes, J. S. & Vianna J. M. Personal Training e condicionamento físico em academia. Rio de Janeiro: ed Shape, 2003.

Como Realizar: Com a supervisão de um profissional inicialmente. Depois, procure sempre manter uma boa postura na sua execução.

Fiquem ligados nestas dicas e lembrem-se de  procurar sempre um profissional de Educação Física para orientá-lo no momento de seu treino!!!  No insta (@blogkarinaxavier) e no face (Karina Xavier) tem o vídeo que  eu e a gata Karina Xavier montamos pra vocês e bons treinos !!!! Em breve teremos mais.

Ligiane Dias – Bacharel em Educação Física, personal trainer e  instrutora de aulas de ginastica

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