Nutrição: Whey Protein: Quando usar?

7 de Maio de 2015 | Dicas

Olá pessoal! Bom dia! Quer saber mais sobre o famoso suplemento Whey Protein? Mari Nutricionista trouxe algumas explicações para vocês e em breve sobre a dieta Detox!

Whey Protein

Muito utilizado entre praticantes de exercício físico, o whey protein é um dos suplementos mais populares atualmente. Este suplemento é fabricado através do soro de leite bovino e é encontrado no mercado em três formas distintas: concentrado, isolado e hidrolisado.

Whey  protein concentrado: trata-se da versão de whey protein que contém maior teor de gordura e carboidratos, sendo portanto de absorção mais lenta, geralmente por essa razão este possui preço mais acessível. Em misturas de proteínas industrializadas, os chamados “blends” quase sempre está presente.

Whey protein isolado: esta versão tem absorção mais rápida do que os concentrados, já que se constitui praticamente somente de whey, possuindo pequena ou nenhuma quantidade de carboidratos e gorduras.

Whey protein hidrolisado: este tipo de whey possui absorção muito rápida, pois a proteína está previamente quebrada (hidrolisada), sendo muito utilizada em pessoas com sensibilidade às outras versões de whey protein ou à proteína de soro de leite. Pela mesma razão é o de maior custo entre todas as versões.

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O que o whey realmente faz?

A ação deste suplemento está ligada a sua propriedade em estimular uma enzima chamada mTOR, responsável por sinais bioquímicos que levam à hipertrofia muscular.

Como saber a quantidade certa de suplemento?

Cada pessoa tem um organismo único, portanto a quantidade de proteínas  a serem ingeridas em toda a alimentação é calculada levando em conta o nível de atividade física e o peso de cada um. Além disso, quantidades acima das recomendadas para cada um podem ser convertidas em gordura corporal, portanto, orientação profissional é fundamental.

Qual o melhor horário para se usar?

Estudos indicam que, mais importante do que o horário de administração de proteínas é a manutenção de uma  quantidade de proteínas durante o dia. Portanto, o horário varia para cada pessoa, depende do momento que você treina ou de seu objetivo. Podemos usar o whey no pós-treino, mas em muitos casos substituir um pequeno lanche pelo suplemento pode ser uma melhor opção

O whey protein possui contra-inidicações?

Nem todos se beneficiam da suplementação, sendo assim, cada caso deve ser analisado individualmente para uma suplementação correta.

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Mariana atende na rua Raul Soares, 214, sala 101. Centro. Caratinga. Telefone (033) 3321 9333

Tem alguma dica, sugestão ou duvida? Deixe aqui pra gente! Quem sabe rende uma próxima matéria!

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