Detox: Como funciona?

8 de junho de 2015 | Dicas

Olá amores, Mari nutricinista trouxe uma matéria hoje falando sobre a “famosa” dieta detox. Quer saber um pouco mais sobre como funciona? So ler o post de hoje e tirar suas duvidas.

Fala-se muito de detox atualmente, sucos detox, dieta detox, alimentação detox… Mas você sabe do que realmente se trata esse conceito?

detox

Primeiramente, é importante entender que nosso próprio corpo realiza, diariamente, a detoxificação, através do fígado e dos rins. Por meio de diversos processos bioquímicos, alimentos, toxinas, poluentes ambientais e uma série de outras substâncias são convertidas a compostos menos danosos ao organismo com o trabalho destes órgãos.

A dieta detox consiste em um planejamento alimentar em que se exclui alimentos que possam ser fontes de toxinas  e introduzi-se nutrientes através de alimentos e suplementos que potencializem o processo de detoxificação já realizado pelo corpo. Esse processo em realizado em fases, como o auxílio de profissionais de saúde e por tempo determinado.

Quais alimentos devem ser excluídos no processo de detox?

Alimentos como: leite e seus, derivados, industrializados, oleaginosas, carne vermelha, doces, refrigerantes, derivados de trigo, café, manteiga e margarina, farinhas brancas, bebidas alcoólicas dentre outros, devem ser excluídos, de forma planejada nas diferentes fases de dieta detox.

FotorCreated

 

 

Quais alimentos são liberados?

Frutas e hortaliças (de preferência orgânicos), tubérculos, sementes, leguminosas como lentilha, chás, ressaltando-se os vegetais de cor verde escuro como brócolis e couve, óleos prensados à frio, peixes e frango orgânicos ou “caipiras”, além de muita água tem seu consumo estimulado durantes as fases da dieta.

FotorCreated

 

Vou emagrecer?

O emagrecimento muitas vezes não é o foco em um plano alimentar detox, mas pode ser uma conseqüência já que trata-se de uma estratégia onde há muitas restrições alimentares.

 

Todos podem fazer? Há riscos? Posso fazer sozinha?

ATENÇÃO! Para realizar uma detox clássica existem muitas restrições que sem o acompanhamento profissional podem sobrecarregar o corpo e causar deficiências nutricionais. Com a popularização do termo “detox” tornou-se comum revistas e programas venderem dietas sem individualidade que são copiadas por várias pessoas isso é perigoso! Sempre procure um profissional para checar sua saúde, solicitar exames e planejar uma alimentação com mais alimentos que potencializem a detox e menos alimentos que intoxiquem seu corpo. Equilíbrio é a palavra chave!

FotorCreated-1024x768

 

Bjo bjo e até a próxima!

 

 

 

 

 

Postagens Relacionadas

@blogkarinaxavier no Instagram