#Nutrição: Você está sabotando sua dieta??

20 de julho de 2015 | Dicas

Você está sabotando seu emagrecimento?

É cada vez mais comum pessoas que iniciam um novo plano alimentar, seja com o objetivo de emagrecer (perder gordura), definição muscular, ou mesmo ganho de massa magra com a manutenção de um percentual de gordura baixo.

Já observou que muitos não conseguem alcançar seu objetivo? Abaixo, três motivos que podem ser a causa de sua dieta não estar funcionando:

Consumir pouquíssimas calorias: Muitas dietas da moda baseassem em planos alimentares extremamente restritivos, isso é um erro! Em dietas muito rígidas as chances de uma recaída e de episódios de compulsão alimentar (ou seja, de jogar tudo pro alto) é muito maior. Além disso, o emagrecimento não acontece de forma verdadeira, sendo que há uma grande perda de massa muscular. Seu metabolismo depende da quantidade de massa muscular para se manter acelerado, sendo assim, perdendo massa magra você faz seu corpo queimar menos calorias ao dia!

calculadora-caloria-dos-alimentos (1)

Trocar todos os alimentos por suas versões zero, ligths ou diets : alimento diet é aquele que possui um ingrediente retirado e/ou substituído por outro, com finalidade dietética, muitas vezes utilizados em patologias específicas, como o diabete. Exemplo: Um chocolate diet para o açúcar é aquele em que o açúcar é substituído por adoçantes naturais ou artificiais. Já os alimentos denominados lights são possuem redução de calorias, ou algum ingrediente, que pode ser açúcar, gordura, sódio etc. O problema é que para manter suas características sensoriais, muitos produtos passam por mudanças na composição de seus ingredientes e a mesma pode não ser tão vantajosa para seu objetivo. Uma boa demonstração são os iogurtes fits ou diets ou zero gordura: muitos deles não possuem gordura, mas as quantidades de açúcar são elevadas.Um outro problema é o uso excessivo de adoçantes artificiais nestes produtos, os quais pode causar compulsão por doces ou carboidratos e aumentar o risco de obesidade e sobrepeso.

DIET E LIGHT

 

Apostar em alimentos milagrosos: Todos os dias uma novidade surge no campo da nutrição. O que vemos muitas vezes, é uma corrida aos mercados após a alegação de que algum alimento, chá ou suplemento auxilia no emagrecimento. Temos que ficar atentos! Todos esses alimentos só funcionam aliados à uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, muitos termogênicos somente potencializam os resultados de exercícios físicos. Alguns alimentos os produtos  possuem restrições, um exemplo é o chá –verde, o qual possui ação de acelerar metabolismo, em pessoas portadoras de desordens da tiróide não é recomendado, podendo deixar o metabolismo destes pacientes ainda mais lentos. Portanto, nada de milagre!  Defina suas metas e procure um profissional competente para te acompanhar. A alimentação saudável e equilibrada é sempre o mais indicado!

alie-exercícios-físicos-e-alimentação-saudável-Dr-Fábio-bicalho_2

FotorCreated-1024x768-1024x768Mariana Rodrigues Corrêa- Nutricionista

CRN: MG 13819/P

Telefone para contato: (033) 8862-6655

Postagens Relacionadas

@blogkarinaxavier no Instagram