Alimentos que ajudam a atenuar a TPM

1 de setembro de 2015 | Dicas

Mulherada que sofre com a TPM e companheiros que sofrem com seus efeitos…rs, Mari nutricionista deixou um post super bacana de alimentos que ajudam a atenuar a TPM. Bora conferir:

” Muitas mulheres vivem as mudanças de humor da Tensão Pré-menstrual (TPM), período em que há aumento da irritabilidade, retenção de líquidos, sensibilidade… Que tal ajudar seu corpo a driblar esse período comendo melhor?

TPM

Uma das grandes queixas das mulheres é que neste período há um aumento da necessidade por alimentos ricos em carboidratos e doces. Isso acontece principalmente devido há uma queda do neurotransmissor do bem estar a SEROTOTINA.

Quer dicas práticas para cada um dos sintomas da TPM? Algumas modificações em sua dieta podem ajudar:

  • Retenção de líquidos: o famoso inchaço, antes do período menstrual incomoda muitas mulheres. Em primeiro lugar, beba muita água!! Hidratar-se vai auxiliar na eliminação de líquidos. Você pode também lançar mão de chás diuréticos como: chá de cavalinha, chá de bardana e chá de hibisco, todos consumidos sem açúcar. Reduza também o consumo de alimentos ricos e sódio como os industrializados, enlatados, principalmente os embutidos como peito de peru, presunto e similares.

CHÁ DE HIBISCO

  • Mudanças de humor: capriche nos alimentos ricos no aminoácido triptofano, o qual é utilizado para a produção da serotonina. Inclua em seu cardápio nestes dias: abacate, banana, farelo de aveia, cacau, grão-de-bico, ovos, quinoa e grãos como a chia.

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  • Apetite aumentado por doces e carboidratos: Este é um ciclo vicioso, quanto mais carboidratos simples e doces você consome neste período, maior será a necessidade em se aumentar o consumo. Isso acontece pois, a sensação de bem estar causada por estes alimentos é instantânea, porém passa rapidamente, aumentando novamente o impulso em consumi-los. Por isso, é importante trocar os carboidratos simples como pães brancos, doces, farinhas por suas versões integrais, que ajudarão a manter a sensação de alívio por mais tempo. Aposte nas fontes de gorduras boas como: chocolate amargo (80 % cacau), amêndoas e castanhas, azeite e abacate.

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  • Ajudinha extra: o ácido gama-linolênico é um nutriente importante no combate aos sintomas da TPM, trata-se de uma ácido –graxo essencial (ou seja, não produzido pelo corpo humano), que pose ser encontrado principalmente nos óleos de prímula e borragem, as dosagens e horários devem ser definidos por profissional habilitado.”

 

ÓLEO DE PRÍMULA

 

Mariana Rodrigues Corrêa- Nutricionista

CRN: MG 13819/P

Telefone para contato: (033) 8862-6655
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