LIMÃO: você conhece seus benefícios? |Por Ana Paula Campos – Nutricionista

13 de julho de 2016 | Dicas

O limão é milenar-mente conhecido  por suas qualidades. A medicina ayurvédica (conhecimento médico desenvolvido na Índia), um dos mais antigas do mundo, considera o limão como uma grande agente de cura. Seu uso interno é um estimulante do sistema digestivo e de assimilação mineral.Por isso recomenda-se tanto o uso de limão durante as refeições, pois promove aumento da absorção de minerais como ferro que alimentos  vegetais verde escuro, cujo ferro não é tão bem absorvido como o ferro encontrado nas carnes em geral.

Limão

Limão

Devido ao sabor azedo, o limão muitas vezes é acusado de agressor do estômago,o que é um grande mito. Apesar de sua acidez, o limão exerce uma grande função alcalinizante no organismo, ou seja, ele combate acidez do sangue, que é um meio  propício para o aparecimento de doenças. Faz o efeito contrário dos refrigerantes à base de cola, que acidificam o sangue.

Além disso , o limão é riquíssimo em ácido ascórbico ( vitamina C) que tem ação bacteriológica e bacteriostática, ou seja, ele destrói micro-organismos  e os deixa inativos, criando um ambiente inadequado para o desenvolvimento de  bactérias, germes e fungos. Sendo fundamental para o sistema imunológico.

Água com limão em jejum é uma ótima pedida para começar bem o dia, pois tem todos os benefícios do limão associada ao solvente mais importante para o ser humano: a água!Recomenda-se que seja bebido em temperatura ambiente e atente-se à quantidade, apenas suco de ½ limão para cada 1 copo de água.

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Uma receita muito prática para quem tem problemas digestivos é um suchá de limão:

50 mL de água

Suco de ½ limão

Tomar essa dose durante a refeição principal.

No entanto, em casos de hipercloridria, refluxogastroesofágico, essa recomendação deve ser avaliada  individualmente.

Informações nutricionais

LimãoPorção 100 mL do suco
Valor energético32 Kcal
Proteína0,9 g
Carboidrato11,1 g
Gordura0 g
Fibra1,2
Cálcio51 mg
Magnésio10 mg
Fósforo24 mg
Ferro0,2 mg
Sódio1 mg
Potássio128 mg
Zinco 0,2 mg
Vitamina C38,2 mg

Fonte: TACO, 2011

Ana Paula Campos, nutricionista formada pelo Centro Universitário de Caratinga em 2008, pós graduanda em Fitoterapia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde.

Consultório: Rua Coronel Pedro Martins, nº 85.Centro – Caratinga – Minas Gerais. Tel: 33 322 4500

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