#Nutrição: A importância do colágeno!

16 de setembro de 2016 | Dicas

Colágeno

A busca por uma melhor qualidade de vida associada a um retardo no envelhecimento tem sido crescentes na nossa sociedade. E um dos produtos talvez de maior interesse é o colágeno. Mas ficam as preguntas:

⇒ Será que é realmente um produto que faz diferença?

⇒ Quais as vantagens? Pois bem, vamos tentar esclarecer alguns pontos importantes.

O colágeno é uma proteína de origem animal cuja função no organismo é contribuir para integridade estrutural dos tecidos onde está presente. O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos, como cartilagens, tendões, pele além dos tecidos musculares e na córnea dos olhos.

No entanto , com  o início da fase adulta, a deficiência do colágeno começa  a ser notada, pois o organismo diminui sua produção. Estudos tem demonstrado que a partir dos 30 anos o corpo humano sofre uma perda anual de colágeno em torno de 1%e que aos 50 anos anos passa a produzir apenas 35 % ..

Diversos estudos têm demonstrado os efeitos benéficos da suplementação de colágeno para a saúde dentre eles: proteção  dos danos nas articulações; melhora no tratamento da osteoporose; prevenção do envelhecimento; proteção contra úlcera gástrica além de melhoria da firmeza na pele e cabelos.

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Na pele envelhecida, há uma menor produção de colágeno pelos fibroblastos e uma ação maior das enzimas que degradam o colágeno o que acelera o processo de envelhecimento.

O mais importante é escolher qual colágeno a ser suplemento e a dose. Grande parte dos estudos sobre colágeno indicam dose mínima de  8 a 10 gramas por dia, por isso o uso de colágeno em cápsulas não é vantajosa, melhor opção seria em pó ou líquido. Além disso, devemos nos atentar a alguns minerais ( zinco, manganês, ferro) e vitamina ( vitamina C) que devem ser ingeridas juntamente com o colágeno, pois atuam como cofatores na síntese dessa proteína. Por isso uma alimentação equilibrada é de suma importância.

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Evidente que colágeno não é milagre. E que ele é degradado a aminoácidos como qualquer outra proteína. Mas mesmo sua degradação a dipeptídeos são excelente para firmeza da pele, redução de linhas de expressão. Ou seja, sim …  ele ajuda  e muito!! A quantidade, marcas  e forma de uso devem ser individualizadas por isso a indicação de um profissional é de extrema importância.

Referências:

SCHENEIDER, A. P. Nutrição  Estética. Editora Atheneu, 2009.

SALGADO, J.M Guia dos funcionais. Editora Ediouro, 2009.

SILVA, T.F.; PENNA, A.L.B. Colágeno: características e propriedades funcionais. Revista Instituto Adolfo Lutz, V. 71 , N. 3 – p. 530 -539, 2012.

Ana Paula Campos, nutricionista formada pelo Centro Universitário de Caratinga em 2008, pós graduada em Fitoterapia Clínica pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde.Consultório: Rua Coronel Pedro Martins, nº 85.Centro – Caratinga – Minas Gerais. Telefone: (33) 3322 – 4500.

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